Qual a importância das estruturas de fixação do seu sistema Solar Fotovoltaico?


Quando se trata de instalar o sistema solar fotovoltaico no seu telhado, há muitas informações disponíveis para ajudá-lo a comparar as opções do painel solar e as tecnologias do inversor. No entanto, você não encontra muitas informações sobre as estruturas de fixação dos painéis solares em seu telhado. As estruturas de fixação dos módulos fotovoltaicos são extremamente importantes, pois são elas que conectam o sistema fotovoltaico ao seu telhado.

Quais as principais funções das estruturas de fixação?


As estruturas para fixação dos painéis solares devem manter o sistema no telhado por 30 anos ou mais. Desta forma, a estrutura deve ser projetada para suportar cargas de vento, bem como para suportar calor ou frio extremos. Por isso, as estruturas para fixação dos módulos fotovoltaicos devem possuir algumas características e cumprir funções importantes:

Suportar os pesos dos módulos e os ventos fortes:
Garantir a resistência dos módulos fotovoltaicos aos impactos:
Dar a inclinação e a orientação necessárias aos módulos fotovoltaicos:
Não prejudicar a estética do local de instalação:
Ser fabricada de materiais menos suscetíveis a corrosão:

Cuidados com a Corrosão dos componentes da estrutura e do aterramento


Componentes feitos de materiais impróprios corroem ao longo do tempo e podem eventualmente falhar, causando graves danos nos painéis e no telhado. Por estas razões, as melhores práticas para instalações solares incluem o uso de painéis em alumínio e de combinações com suportes de alumínio ou aço inoxidável. Quase todos os elementos de fixação (por exemplo, porcas, parafusos e arruelas) são de aço inoxidável para evitar corrosão e enfraquecimento ao longo do tempo.

A indústria elétrica tem uma grande variedade de componentes de aterramento que são usados ​​para conectar equipamentos elétricos com segurança. Infelizmente, a maioria desses componentes são projetados para aplicações internas, não para aplicações no telhado. Nos telhados, os componentes ficam expostos, de modo que o uso de componentes comuns de aterramento interno geralmente leva à corrosão oxidante após apenas alguns anos. Mais significativamente, o cobre em contato com alumínio ao ar livre corrói rapidamente de uma reação galvânica entre os metais, levando a uma conexão de aterramento degradada.

A prática correta é evitar que o cobre e o alumínio entrem em contato, tipicamente usando um material de barreira apropriado (como aço inoxidável) entre os componentes adjacentes de alumínio e cobre. Para facilitar o aterramento adequado, a indústria solar desenvolveu uma série de anilhas e alças especializadas que simplificam esta ligação à terra.

Os instaladores solares passam a maior parte do tempo de instalação fixando as estruturas e os módulos fotovoltaicos. Eles devem se certificar que as estruturas de fixação estão corretamente instaladas e estão aptas para receber os módulos fotovoltaicos.

A equipe tem que garantir que as estruturas dos módulos não irão afetar a sustentação do telhado e nem permitir que a umidade penetre diminuindo a sua vida útil. É necessário que o instalador possua experiência e treinamento em questões de segurança para que a instalação ocorra sem imprevistos. As estruturas de fixação dos módulos fotovoltaicos devem ser de boa qualidade, mas a equipe que realiza a sua montagem deve ser qualificada para garantir o melhor retorno do seu investimento e evitar danos para sua propriedade.

As estruturas para fixação dos painéis solares podem não ser a parte mais deslumbrante da instalação do seu sistema solar fotovoltaico, mas é uma das considerações mais importantes para proteger seu sistema e seu telhado.

Solicite abaixo os nosso catálogo

Quer receber nosso catálogo online

Cadastre-se abaixo e receba nosso Catálogo.

Successo! Sua mensagem foi enviada, clique no link abaixo e tenha acesso ao PDF dos.Download
Error! Houve algum erro ao enviar sua mensagem.

Solicite seu catálogo e tenha acesso a todas as linhas de produtos, peças e especificações.

x

Gostaria de uma ajuda, fale com nosso atendente.

Fale conosco