Acessórios de fixação fotovoltaica: Por que eles são importantes?

Conheça quais são os principais acessórios de um sistema solar e sua importância para a segurança do projeto

03/02/2021
Acessórios de fixação fotovoltaica estão entre os objetos importantes de uma instalação cujo objetivo é produzir energia solar.
Todos os elementos que acompanham o sistema possuem um grau de importância e a qualidade de cada um é que torna o processo um verdadeiro sucesso e máxima eficiência energética.
O problema é que nem sempre os acessórios básicos de fixação como parafusos, porcas, arruelas e demais objetos são levados a sério e por isso toda a estrutura, que deveria ser extremamente segura, passa a ter problemas no decorrer dos meses.
Entender o que são acessórios de fixação, suas funções e importância dos mesmos para um projeto renovável fotovoltaico faz parte da missão desse post.
Quer entender mais sobre o assunto também? Então acompanhe nosso artigo a seguir.

O que são acessórios de fixação fotovoltaica?

Acessórios de fixação fotovoltaica são elementos que compõem o sistema solar e que são capazes de imobilizar tanto a estrutura fotovoltaica, assim como os painéis solares e garantir o suporte de todo o sistema ao telhado.

Esse tipo de objeto é divido entre:
Perfis fotovoltaicos - os quais incluem barras ou trilhos que servem de apoio de fixação das placas solares.
Elementos de fixação propriamente ditos - como presilhas, grampos, parafusos, porcas, arruelas entre outros.
Suportes para telhados ? os quais são suportes responsáveis por fazer a ligação entre a perfil fotovoltaico e o telhado do projeto.

Qual a função de cada tipo de acessório?
Dentro do projeto fotovoltaico desenvolvido os elementos de fixação variam conforme a necessidade encontrada.
Cada acessório terá sua função conforme o projeto, mas de forma geral pode-se dizer que função de todos é garantir que o projeto seja instalado de forma correta e que fique bem preso no telhado.
A fixação de cada acessório dependerá do projeto a ser executado. Um exemplo é a diferença de suporte para telhados de fibrocimento, os quais são diferentes daquelas destinados a telhados cerâmicos ou zipados.
De modo geral a função dos perfis fotovoltaicos é a de servir como apoio e fixação das placas solares e são montados em diversos suportes.
Os elementos de fixação, por sua vez, são elementos básicos de qualquer instalação e tem como objetivo imobilizar a placa solar no perfil fotovoltaico. Cada fixação será específica conforme o tipo de telhado.
O suporte tem como finalidade ligar o perfil fotovoltaico ao telhado e também irá variar conforme o tipo do mesmo, visto que podem ser de diferentes texturas e materiais.

Qual a importância desse tipo de acessório?
Um sistema de energia solar fotovoltaica traz inúmeras vantagens para quem opta por investir nele.
São ações em prol do meio ambiente devido a produção de energia limpa, assim como a parte econômica vista que a conta de luz traz uma boa economia.
Porém, para que todo o sistema garanta essa qualidade e segurança necessária, os acessórios de fixação fotovoltaicos entram em cena para garantir tal eficiência.
A importância dos mesmos está justamente em garantir que tudo seja colocado de forma adequada e fixado com a máxima eficiência, de modo a evitar transtornos e prejuízos.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto entre em contato com a equipe especializada da SSM Solar do Brasil.

Tag: GD Geração distribuida Gdparatodos importancia acessorios fixadores estruturas

Quer receber nosso catálogo online

Cadastre-se abaixo e receba nosso Catálogo.

Successo! Sua mensagem foi enviada, clique no link abaixo e tenha acesso ao PDF dos.Download
Error! Houve algum erro ao enviar sua mensagem.

Solicite seu catálogo e tenha acesso a todas as linhas de produtos, peças e especificações.