SSM Solar do Brasil
Corrosão de Equipamentos e as Estruturas de Fixação Fotovoltaicas

Saiba o que é Corrosão e como ela pode afetar as estruturas de fixação fotovoltaica .

A corrosão de equipamentos está entre os problemas comuns presente no ambiente industrial.
Quando não são bem desenvolvidos, os equipamentos utilizados para a finalidade assim como para estruturação acabam colocando em risco todo o processo pela má qualidade, pois seu tempo de vida é menor e permite que o processo de corrosão aconteça mais rápido.

Mas afinal o que é corrosão e como ela pode afetar o mercado solar fotovoltaico? Acompanhe nosso artigo a seguir para entender melhor.

O que é Corrosão de Equipamentos?

A Corrosão de Equipamentos é um processo químico onde ocorre a destruição superficial, parcial, total ou estrutural de um material.
Na maior parte das vezes esse tipo de material é metálico, mas também podem acontecer em estruturas feitas por concreto armado e também em polímeros.
A degradação do material pela corrosão pode acontecer de três formas sendo elas definidas como: eletroquímica, química e eletrolítica.

Qual a diferença entre os três tipos de Corrosão?

Como ressaltamos acima, a corrosão pode ser caracterizada de três tipos.
A Eletroquímica é o processo que acontece quando o material fica por muito tempo em contato com água, onde ocorre o desgaste do material e o mesmo forma a ferrugem. Outro tipo é a Corrosão Química, a qual ocorre pelo contato direto de um agente químico. Nesse caso não há necessidade de ser um material de metal e não existe contato com a água. E por fim a Corrosão eletrolítica, que por sua vez, acontece devido a aplicação externa de uma corrente elétrica. Nesse tipo de corrosão é importante reforçar que a mesma acontece quando não há isolamento ou aterramento no material e consequentemente o mesmo gera uma corrente de fuga, que formam pequenos furos nas instalações.

Corrosão e estruturas solares fotovoltaicas

Projetados com uma vida útil de 25 anos, os sistemas solares fotovoltaicos precisam contar com equipamentos de qualidade para garantir sua durabilidade.
O principal objeto de qualidade nesse caso são as estruturas de fixação, uma vez que são elas que garantem a segurança do projeto para que o mesmo não sofra danos em caso de
incidências climáticas, por exemplo.
Apesar de serem afetadas de diversas formas, a corrosão da estrutura está entre as principais delas podendo colocar em risco todo o desempenho do sistema solar.
Através da corrosão eletroquímica, a estrutura que não tiver em sua composição tratamentos para evitar esse tipo de processo pode acabar por colocar em risco a durabilidade, pois a degradação acaba acelerada.
Parafusos e porcas, por exemplo, estão entre os materiais afetados, assim como arruelas também. Uma vez afetados pela corrosão, os parafusos podem causar falhas graves a estrutura.

Como diminuir os Riscos da Corrosão de Equipamentos na energia solar?

A Corrosão de Equipamentos está entre os principais riscos de uma estrutura de fixação fotovoltaica, uma vez que a corrosão aumenta o risco de quebra e afrouxamento de parafusos e demais itens que compõe o processo.
Além disso, os riscos também envolvem a redução da durabilidade, o aumento de acidentes e também o aumento de custos.
Para diminuir esse tipo de processo, a escolha do material é muito importante uma vez que a utilização de metais compatíveis e que passem por processo de tratamento contra a corrosão é essencial. A escolha pelo alumínio anodizado está entre os principais, onde além de resistência, o material também passa por tratamentos anticorrosivos capazes de garantir a vida longa dos equipamentos.
A melhor forma de reduzir esse tipo de dano está em justamente se atentar ao tipo de material escolhido e se certificar da qualidade do mesmo para evitar imprevistos e prejuízos.

Ainda tem dúvida sobre o assunto? Quer saber mais sobre a qualidade do material da SSM Solar do Brasil? Entre em contato conosco clicando aqui!

GD Geração distribuida Gdparatodos corrosão estruturas

Blog SSM Solar do Brasil
Últimas notícias do blog SSM Solar.

Líder do mercado de estruturas metálicas para páineis fotovoltaicos.

30 anos de garantia, produtos inovadores, linha completa, personalização, atendimento especializado e focado em cada projeto.
Qualquer dúvida, por favor, faça contato.
SSM Solar do Brasil

Rodovia BR116 N°441, Barracão B, Atuba Curitiba - PR

+55 (41)3037-3750
Com podemos ajudar?

comercial@ssmmetalicas.com.br
vendas@ssmmetalicas.com.br